terça-feira, 17 de novembro de 2009

Exercícios..América Espanhola e Inglesa....

Vamo treinar ai galera....depois mando o Gabarito....


1 - A conquista de Cuzco, centro do Império Inca, deu-se por:

a) Hernán Cortez, em 1519;

b) Francisco Pizarro, em 1533;

c) Juan Ponce de Leon, em 1508;

d) Vasco Nunes de Balboa, em 1509;

e) Diego de Velásques, em 1511.

2 - A mandioca, a batata-doce, a araruta, o milho, o feijão, o amaranto e o amendoim são utilizados como alimentos atualmente, porque foram

a) cultivados como fontes alimentares das primeiras civilizações agrícolas que se fixaram nos vales dos rios Nilo e Eufrates, há 5 mil anos.

b) cultivados inicialmente na África por volta de 3 mil anos atrás e difundidos nos séculos XV e XVI pelos europeus.

c) alimentos básicos das primeiras comunidades agrícolas que se tornaram sedentárias há 7 mil anos no Oriente Próximo.

d) domesticados por populações que desenvolveram a agricultura na América, há pelo menos 6 mil anos.

e) modificados geneticamente por comunidades agrícolas da Europa mediterrânea nos últimos 2 mil anos.

3 - Os astecas davam o nome de Chinampas

a) às habitações feitas de adobe, construídas com vários andares.

b) aos canis de água utilizados para irrigar a terra nas regiões desérticas do litoral.

c) aos terraços sustentados por paredes de pedra que visavam a evitar a erosão.

d) às ilhas artificiais formadas com lama amontoada e forrada com relvas e arbustos.

e) à terra possuída coletivamente pela tribo e dividida pelos clãs.

4 - Os astecas e o incas não foram eliminados nem expulsos pelos conquistadores espanhóis devido

a) ao respeito que os colonizadores tinham pela cultura desses povos.

b) a eles terem-se associado aos colonizadores, na exploração dos povos mais fracos.

c) à existência de ouro e prata nas regiões que eles ocupavam e ao interesse dos colonizadores em explorá-los enquanto mão-de-obra.

d) à existência de excedente de produção agrícola e de força de trabalho organizada nessas civilizações.

e) aos tratados com os "criollos", que regulamentavam as formas de convivência.

5 - A Igreja Católica teve papel relevante no processo de colonização, que pode ser constatado:

a) na Catequese que, promovendo a integração do índio aos padrões europeus e cristãos, favoreceu a sua emancipação.

b) na Educação, através das Ordens Religiosas, a Igreja monopolizou as instituições de ensino até o século XVIII.

c) nas Missões, que, ao reunirem os contingentes indígenas, facilitavam o fornecimento de mão-de-obra para a lavoura.

d) na defesa das Fronteiras, sendo as missões a primeira defesa por onde penetraram estrangeiros no Brasil.

e) na administração, ocupando o clero a maior parte dos cargos públicos que exigiam melhor nível de instrução.

6 - No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:

a) desestimulou a economia da Metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.

b) contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.

c) eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.

d) dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.

e) impôs o domínio político e econômico dos "criollos".

7 - A colonização da América foi um longo processo de desestruturação da realidade ameríndia e de montagem dos mecanismos de dominação por estruturas político-administrativas complexas. No caso da Espanha, a "Casa de la Contratacion" tinha diferentes atribuições entre as quais NÃO se incluia a de:

a) controlar o movimento de importação e exportação.

b) autorizar o desenvolvimento das atividades econômicas coloniais.

c) legislar sobre o traçado urbano das cidades que viessem a surgir.

d) obrigar o cumprimento da política tributária no além-mar.

e) definir a quantidade de mão-de-obra escrava

8 – A administração colonial hispânica estava centralizada de forma a permitir o controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O órgão máximo da política administrativa colonizadora da Monarquia Espanhola era denominado

a) Casa de Contratação.

b) Audiência.

c) Consulado.

d) "Pueblo".

e) Conselho Real e Supremo das Índias.

9 - São características das Colônias de Povoamento implantadas no Continente Americano a partir do século XVII:

a) trabalho compulsório, mercado interno, plantações de subsistência e Pacto Colonial.

b) pequena propriedade familiar, manufaturas, policultura, autonomia econômica e mão-de-obra livre.

c) grandes propriedades de terras, ação colonizadora decorrente de conflitos religiosos na Metrópole, monocultura e trabalho escravo.

d) trabalho escravo, produção voltada para a exportação, economia limitada pelo Exclusivo Colonial e latifúndio monocultor.

e) pequenas plantações de subsistência, monocultura, ação colonizadora baseada nas propostas mercantilistas e mão-de-obra livre.

10 - No decorrer dos séculos XVI e XVII, as lutas religiosas na Europa provocaram a separação entre os cristãos, tendo como conseqüências muitos conflitos políticos e sociais. Está associada a esse movimento religioso:

a) a colonização de parte do território do que são, atualmente, os Estados Unidos.

b) a independência das colônias americanas.

c) a instalação da Inquisição nas colônias espanholas.

d) a expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas.

e) a ação dos missionários contra a escravidão indígena.

11 – São características das colônias de povoamento implantadas no continente americano a partir do sec. XVIII:

a) trabalho compulsório, mercado interno, plantações de subsistência e Pacto Colonial.

b) pequena propriedade familiar, manufaturas, policultura. Autonomia econômica e Mao de obra livre.

c) grandes propriedades de terras, ação colonizadora decorrente dos conflitos religiosos na metrópole monocultura e trabalho escravo.

d) trabalho escravo, produção voltada para a exportação. Economia limitada pelo exclusivo metropolitano e latifúndio monocultor.

12 – Sobre o trabalho compulsório na America Espanhola, durante o período colonial, é possível afirmar que o mesmo:

a) baseou-se pela predominância da escravização negra, como aconteceu no Brasil.

b) caracterizou-se pela escravização continuada dos indígenas, como nas culturas incas e astecas.

c) apoiou-se em formas diversas de exploração do trabalho indígena e na escravidão negra.

d) restringiu-se a sistemas particulares de coerção como é o caso da encomienda.

13 – Sobre a estrutura social e econômica da America Colonial espanhola, podemos afirmar que:

a) os “Criollos” formavam uma aristocracia econômica local, sendo donos de propriedades rurais e de minas.

b) os “Chapetones” eram mestiços que monopolizavam as funções administrativas e religiosas nos vice-reinados.

c) os indígenas estavam protegidos por uma rigorosa legislação real, que proibia que trabalhassem para os peninsulares.

d) o trabalho através da mita incidia sobre as populações negras escravas das grandes fazendas de gado.

19 comentários:

  1. Coloque o gabarito, fica mais fácil para nós professores!!

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  2. muito ruim tinha q botar gabarito facilita mt o que adianta perguntas e nao gabaritos
    mds

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  3. 1 B
    2 D
    3 D
    4 C
    5 B
    6 D
    7 C
    8 E
    9 B
    10 A
    11 B
    12 B
    13 A

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. Todos as questoes de respostas estão certa a professora ferivicou estão todos certas.

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  4. Nao to conseguindo achar no livro de historia do segundo ano
    Essas resposta ai oq eu faço?

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  5. muito bom. sou de LP , Mas ajudou muito.

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  6. Autor da prova o gabarito ?????? Eu preciso

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