domingo, 25 de outubro de 2009

Vamos lá....primeiro ano... em Paraopeba!

Pessoal nessa semana vamos estudar um pouco sobre o Absolutismo.

O ABSOLUTISMO MONÁRQUICO
CONCEITO: Entende-se por Absolutismo, o processo de centralização política nas mãos do rei. É resultado da evolução política das Monarquias Nacionais, surgidas na Baixa Idade Média; fruto da aliança rei - burguesia. Lembra quando estudamos isso??? O rei se aliando a burguesia para tirar proveito? Tentando sair das mãos do Clero que a onerava tantos impostos? pois é agora vamos entender da seguinte forma.

FATORES DO ABSOLUTISMO

1.Aliança rei - burguesia:
A burguesia possuía um interesse econômico na centralização do poder político: a padronização monetária, dos pesos e medidas. Adoção de mecanismos protecionistas, garantindo a expansão das atividades comerciais; a adoção de incentivos comerciais contribuía para o enfraquecimento da nobreza feudal e este enfraquecimento-em contrapartida- garantia a supremacia política do rei.

2.Reformas Religiosas:
A decadência da Igreja Católica e a falência do poder papal contribuíram para o fortalecimento do poder real.
Durante a Idade Média, o poder estava dividido em três esferas:
-poder local, exercido pelo nobreza medieval;
-poder nacional, exercido pela Monarquia;
-poder universal, exercido pelo Papado.

Assim, o processo de aliança rei -burguesia auxiliou no enfraquecimento do poder local; as reformas religiosas minaram o poder universal colaborando para a consolidação do poder real.

Ok pessoal.... Nesse processo temos que perceber que existiam grandes filósofos que eram a favor do poder do rei e justificam teoricamente que do rei emana poderes até então em algumas nações como algo divino. Só pra termos uma ideia, "o toque do rei é o toque de Deus".
Contudo vários teóricos escreveram sobre o poder absoluto dos reis, chamados teóricos absolutistas. Bom o saco é o seguinte, temos que saber o que cada um fala sobre o poder do rei. Mas vamos tentar facilitar aqui, ok?


TEÓRICOS DO ABSOLUTISMO MONÁRQUICO

Nicolau Maquiavel ( 1469/1525 ) - Responsável pela secularização da política, ou seja, ele supera a relação entre ética cristã e política. Esta superação fica clara na tese de sua principal obra, O Príncipe segundo a qual "os fins justificam os meios".Maquiavel subordina o indivíduo ao Estado, tornando-se assim no primeiro defensor do absolutismo.(Cuidado...Maquiavel é um dos pricipais expoentes do absolutismo, com sua obra o Principe, Maquiavel tenta explicar como se forma o rei Absolutista. Na aula explicarei melhor sobre sua justificativa)

Thomas Hobbes ( 1588/1679 ) -Seu pensamento está centrado em explicar as origens do Estado. De acordo com Hobbes, o homem em seu estado de natureza é egoísta. Este egoísmo gera prejuízos para todos.
Procurando a sociabilidade, os homem estabelece um pacto: abdica de seus direitos em favor do soberano, que passa a Ter o poder absoluto. Assim, o estado surge de um contrato.
A idéia de contrato denota características burguesas, demonstrando uma visão individualista do homem ( o indivíduo pré-existe ao Estado ) e o pacto busca garantir e manter os interesses dos indivíduos.A obra principal de Hobbes é "Leviatã".(Chamamos Hobbes e Rousseau de contratualistas, colocam que é necessário um contrato entre estado e individuo para justificar sua posse)

Jacques Bossuet ( 1627/1704 ) e Jean Bodin ( 1530/1596 )
Defensores da idéia de que a autoridade real era concedia por Deus. Desenvolvimento da doutrina do absolutismo de direito divino - o rei seria um representante de Deus e os súditos lhe devem total obediência.


Valeu galera....até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário