segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A AMÉRICA ESPANHOLA (Luciana...kkkk)




Colonização

A Espanha era uma metrópole mercantilista, isto quer dizer que, as colônias só serviam para serem exploradas. A colonização só teria sentido se as colônias pudessem fornecer produtos lucrativos. Desta forma a maioria das colônias espanholas (e também portuguesas) foram colônias de exploração, que dependiam das regras impostas pela metrópole.

O fator mais importante pela colonização espanhola foi a mineração. A base da economia espanhola eram as riquezas que provinham , especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. Foi esta atividade, a mineração, a responsável pelo crescimento de outras que eram ligadas, como, a agricultura e a criação de gado necessários para o consumo de quem trabalhava nas minas.

Quando a mineração decaiu, a pecuária e a agricultura, passaram a ser as atividades básicas da América Espanhola.

A Exploração do Trabalho

Em alguns lugares como Cuba, Haiti, Jamaica e outras ilhas do Caribe, houve exploração do trabalho escravo negro, porém, de modo geral o sistema de produção na América Espanhola se baseou na exploração do trabalho indígena.

Os indígenas eram arrancados de suas comunidades e forçados ao trabalho temporário nas minas, pelo qual recebiam um salário miserável. Como eram mal alimentados e tratados com violência a maioria dos indígenas morria muito rápido.

A Sociedade Colonial Espanhola

A grande maioria da população das colônias era composta pelos índios. A população negra escrava, era pequena, e, foi usada como mão de obra , principalmente nas Antilhas.
Quem realmente mandava e explorava a população nativa eram os espanhóis, brancos, que eram a minoria mas, eram os dominadores.

Assim podemos dividir a sociedade entre brancos (dominadores) e não-brancos (dominados ).

Mesmo entre a população branca havia divisões como : ATENÇÃO AQUI
Chapetones - colonos brancos nascidos na Espanha, eram privilegiados.
Criollos - brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Eram ricos, proprietários de terras mas, não tinham os mesmos privilégios dos Chapetones.Além disso, a mistura entre brancos e índios criou uma camada de mestiços.

A Administração Espanhola

Os primeiros conquistadores, foram também os primeiros administradores. Eles recebiam da Coroa espanhola o direito de governar a terra que tivessem descoberto.
Com o crescimento das riquezas, como o ouro e prata descobertos, a Coroa espanhola foi diminuindo o poder desses primeiros administradores e passou, ela própria a administrar.
Dessa forma, passou a monopolizar o comércio e criou órgãos para elaborar leis e controlar as colônias.

OBS: PESSOAL NÃO ESQUEÇAM QUE O TIPO DE COLONIZAÇÃO EMPREGADO NA AMÉRICA ESPANHOLA, PORTUGUESA E SUL DOS EUA FICOU CONHECIDA COMO COLÔNIAS DE EXPLORAÇÃO. O OBJETIVO ERA APENAS ATENDER A METRÓPOLE SUGANDO DA COLÔNIA SUAS RIQUEZAS ATRAVÉS DO CHAMADO PACTO COLONIAL. NA AULA EXPLICAREI MELHOR.

OK??? ABRAÇOS E BONS ESTUDOS....




CONTINUANDO AQUI...E ISSO VAI CAIR NA PROVINHA DE AMANHÃ...

A administração espanhola

As colônias na América deviam ser fonte de riqueza para a Coroa e para os colonos. Além disso, havia a preocupação em converter as populações nativas ao catolicismo.

Para alcançar esses objetivos, a América espanhola foi dividida em vice-reinados. O Vice-Reinado da Nova Espanha foi o primeiro a ser organizado, em 1535, seguido pelo Vice-Reinado do Peru, em 1543.

Principais órgãos da administração

Os vice-reis eram membros da nobreza ou da burguesia espanhola. Eles representavam o rei na América, e portanto eram as mais altas autoridades coloniais.

Os vice-reis cuidavam dos assuntos administrativos, militares e religiosos. Eles ainda presidiam as audiências, onde exerciam o papel de autoridade judicial. A audiência era a instância administrativa mais elevada do poder metropolitano na colônia.

Outro órgão muito importante era o cabildo. Espécie. De conselho municipal, os cabildos eram responsáveis pela administração e abastecimento das vilas e das cidades. Os cabildos tratavam de vários assuntos, especialmente os relacionados a questões policiais, às atividades de comércio e ao uso das áreas de propriedade pública.

Participavam dos cabildos os membros da elite local, chamados criollos.

O controle da metrópole

Para cuidar dos negócios relativos à América espanhola foram criados dois importantes órgãos:

A Casa de Contratação. Criada em 1503, estava sediada em Sevilha, cidade portuária da Espanha, que controlava o comércio entre a Espanha e sua área colonial.

■O Conselho das Índias. Criado em 1524, era o órgão encarregado de cuidar dos negócios coloniais, relativos ao controle dos assuntos legais, legislativos e militares da área colonial.

O Conselho Real e Supremo das Índias era o órgão máximo da administração colonial. Para controlar as riquezas produzidas e a cobrança dos impostos foi criada na metrópole a Casa de Contratação. Nelas, o “sistema de porto único” era dotado para evitar o contrabando comercial. Segundo esse sistema, somente nos portos de Cádiz e Sevilha poderia circular os produtos oriundos e destinados ao continente americano. Em solo americano, somente os portos de Veracruz (MEX), Porto Belo (PAN), e Cartagena (COL) podiam comercializar com a Espanha.


4 comentários:

  1. A não, espanhola[luciana]kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. A não, espanhola[luciana]kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk²

    ResponderExcluir
  3. Atéee aqui ?? Vcs me amam mesmo, tem jeito nao !!

    ResponderExcluir
  4. eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiii mmmmmmmmmmmmmeeeeeeeeeee fale mais

    ResponderExcluir